MAYUMI, Lia. Taipa, canela-preta e concreto. São Paulo: Romano Guerra Editora, 2008.
Eixos de análise abordados:
Conceitos e métodos
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra:
Lia Mayumi possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006), onde defendeu tese sobre a restauração de casas bandeiristas de São Paulo. Realizou aperfeiçoamento em Living Sciences pelo KYOTO PREFECTURAL UNIVERSITY SCHOOL OF LIVING SCIENCES (1992). Atualmente é arquiteta da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Teoria da Arquitetura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: casas bandeiristas, arquitetura rural paulista, restauração arquitetônica e autenticidade, técnicas de restauração.
Capítulo 1 – A casa Bandeirista:abordagens históricas e arquitetônicas
Capítulo 2 – A casa do Butantã
Capítulo 3 – A casa do Caxingui
Parte 2
Capítulo 4 – Tempos de novidades e de experimentação
Capítulo 5 – O sítio da Ressaca
Capítulo 6 – A casa do Tatuapé
Capítulo 7 – O Sítio Morrinhos
Conclusão
Resumo :
A publicação trata de um paradigma registrado nos processos de restauração de algumas casas bandeiristas, tombadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico (PDH) da Secretaria Municipal de Cultura em São Paulo, e que está associado diretamente à técnica empregada na construção destas edificações, no caso, a taipa de pilão. De um lado, a proposta de estabilização dessas velhas construções com o uso de tecnologia contemporânea, especificamente o concreto armado, que se preocupa em manter visível e identificada a intervenção reparadora e, de outro, o interesse em aplicar novo revestimento às paredes após o emprego das inclusões de concreto armado, tendo em vista a recuperação da “singeleza chã das construções antigas”. As reflexões em torno dessa divergência de pensamentos e posturas relacionadas à restauração de monumentos arquitetônicos estão distribuídas em duas partes, subdivididas em sete capítulos, iniciados com uma visão geral das abordagens históricas e arquitetônicas da Casa Bandeirista, a qual é seguida por discussões de casos que complementam as considerações introdutórias. No primeiro capítulo da parte I, a autora analisa o processo de elaboração, desde 1937, da ideia de existência de um tipo residencial rural bandeirante, bem como apresenta a tese principal da pesquisa, segundo a qual o IPHAN instituiu, com suas obras da chamada “fase heróica” [dos anos 1930 e 60], um modelo de restauração das casas bandeiristas que se tornou um paradigma. Também neste capítulo, a autora se ocupa da análise da vitalidade desse paradigma até a década de 1990, quando se deu seu abandono em decorrência da adoção, por parte dos arquitetos e profissionais do campo da restauração arquitetônica, de teorias e conceitos diversos daqueles vigentes nas décadas anteriores. Ainda na parte I da publicação, a autora investe na particularização do tema, por meio da análise de duas casas bandeiristas, uma proposta que se estende e dá o tom das discussões da parte II, em que mais três edificações são analisadas. As casas selecionadas são minuciosamente examinadas, com foco na história de sua gênese, de sua transmissão patrimonial para a cidade de São Paulo e das intervenções físicas a que foram submetidas nos trabalhos de restauração. Neste último caso, foram analisados os aspectos técnicos e conceituais de cada intervenção. A intenção principal é a de compreendê-las individualmente e em conjunto, nos seus contextos histórico e ambiental, presentes e retrospectivos. A publicação, ao voltar-se para os procedimentos adotados nas restaurações de monumentos históricos e para os pensamentos que os movem, oferece uma contribuição inestimável à compreensão dos interesses, dificuldades e limites que caracterizam a atuação dos órgãos públicos que se ocupam da preservação do patrimônio histórico nacional. Embora centrada na questão da taipa de pilão, a discussão, dada à riqueza de perspectivas que inaugura, é útil para a análise da influência de outros elementos capazes de interferir diretamente nas propostas de restauração.
Graciela Maria Viñuales, Célia M. M. Neves, L. Silvia Rios
Onde encontrar:
Acervo da pesquisadora Sílvia Pimenta d’Affonsêca
Referência bibliográfica:
VIÑUALES, Graciela Maria (coordenadora), NEVES, Célia M. Martins, RIOS, L. Silvia. Arquitecturas de Tierra em Iberoamérica. Buenos Aires: Impresiones Sudamérica, 1994.
Eixos de análise abordados:
Saberes tradicionais e espaço arquitetônico
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra:
Os autores fazem parte de um grupo de pesquisa da rede HABITERRA do programa CYTED – Programa de Ciência y Tecnlogia para el Desarollo. Graciela Viñueles é arquiteta, de nacionalidade argentina, e coordena o Centro de Pesquisa “Barro na Argentina”.
Célia Neves é brasileira, engenheira civil e trabalhou no CEPED- BA (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia).
Luis Silvio Ríos é arquiteto e trabalha Centro de Tecnologia Apropiada, no Paraguai.
Sumário obra:
Apresentação (Alberto Calla Garcia, arq)
Mapa Rede Habiterra
Técnicas Construtivas
Centros Operativos
Bibliografia
Glossário
Resumo :
O livro é resultado de um levantamento sobre técnicas construtivas em terra, elaborado por grupo pesquisadores do Habiterra do CYTED – Programa de Ciência Y Tecnologia para el Desarrollo, tendo com rede temática a Sistematatización del uso de la Tierra en Viviendas de Interes. O grupo é formado por representantes da Argentina, Brasil, El Salvador e Paraguai. A área de abrangência do estudo foi o próprio limite do CYTED, ou seja a América Ibérica, tendo como limite temporal desde a antiguidade até os dias atuais. A obra se divide em quatro partes. A primeira, composta por textos que explicam as diferentes técnicas construtivas, vem acompanhada por fichas esquemáticas que descrevem essas técnicas e suas possíveis variações. O primeiro dos quatro textos que intercalam as fichas, de autoria de Luis Silvio Dias, trata das construções em terra com paredes monolíticas, exemplificando as diversas variações da técnica construtiva conhecida no Brasil como taipa de pilão, assim como as diferentes nomenclaturas e materiais utilizados nas diversas regiões estudadas. Também traz informações sobre as soluções adotadas para minimizar os problemas de umidade e sismos. O segundo texto, de Mario Flores, trata das variações da arquitetura de terra que faz uso de uma trama de madeira como estrutura de fixação do barro, denominada de taipa de mão, taipa de sopapo ou pau a pique, no Brasil; quincha na Argentina e bahareque nos demais países. As variações desta técnica, vão desde o material da trama (madeira rústica, serrada, bambu) até ao enchimento com terra, com ou sem cal, utilizando fibras, palha etc. O terceiro texto, de Célia Neves, apresenta um breve histórico sobre o uso das alvenarias de terra desde a antiguidade até os nossos dias. Em seguida relata as inovações tecnológicas realizadas nessa técnica, cujos objetivos geralmente visam a identificação de solos apropriados, a estabilização, a impermeabilização e a dosagem dos materiais, além do estabelecimento de parâmetros para ensaios e para o desenvolvimento de métodos de controle, de fabricação e/ou execução. Neves analisou e catalogou 19 tipos de sistemas construtivos em alvenaria de terra. O quarto texto, de autoria de Graciela Viñuales, trata de sistemas construtivos menos conhecidos, como “mampuesto cortado”, que consiste em cortar a terra, geralmente em forma de paralelepípedo, e utilizá-la diretamente para a construção. A terra pode ser de pasto ou de certa profundidade que nunca foi removida. É também exposta uma variação da técnica do pau-a-pique, no que toca ao material usado, ao modo de se fazer a trama e a maneira como a terra de enchimento é utilizada. Por fim, as vantagens e desvantagens do uso dessas técnicas são apresentadas. Todos os textos são acompanhados de fichas, compondo um catalogo de técnicas construtivas, onde são apresentados um croqui com o modelo da construção, a técnica construtiva, o sistema estrutural, a proporção dos materiais básicos, as ferramentas necessárias, se é ou não permitido ampliações, aberturas e instalações embutidas, se tem tratamento contra agentes agressivos e controle de qualidade, entre outras informações. Na segunda parte do livro consta a lista dos centros de pesquisa sobre o tema, trazendo informações gerais tais como: endereço, responsável, objetivo do centro e abrangência geográfica. A terceira parte apresenta uma vasta bibliografia sobre o tema, tendo como abrangência os países envolvidos no CYTED, e, finalmente, a quarta parte corresponde a um glossário de termos técnicos utilizados nas diferentes regiões abrangidas pela pesquisa.
ARQUITETURA DE TERRA: UMA VERSÃO BRASILEIRA. Exposição organizada por Giovanna Rosso del Brenna. Centro Cultural Francês – Rio de Janeiro. 6 a 29 de maio de 1982. Solar de Montignny, PUC- RJ.
Eixos de análise abordados:
Saberes tradicionais e espaço arquitetônico
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra:
Giovanna Rosso del Brenna é italiana e historiadora da Arte. É docente da Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, desde 2001, e da Università degli Studi di Genova, desde 2000. Foi também Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) entre 1978 e 1990.
A obra é o catálogo da exposição “Arquitetura de Terra” organizada por Giovanna Rosso Del Brenna, no Solar Grandjean de Montigny e Centro Cultural Francês do Rio de Janeiro, em maio de 1982. Apresenta pequenos textos baseados no livro de Silvio de Vasconcelos sobre sistemas construtivos tradicionais brasileiros, descrevendo as técnicas da taipa de pilão, do pau a pique e do adobe, seguidos de vários exemplos de edifícios construídos com estas técnicas, em diferentes estados do Brasil. O catálogo traz ainda exemplos de autoconstrução da década de 1970, com vínculos com as técnicas construtivas tradicionais e destaca um trabalho desenvolvido pela arquiteta Vera Maria Ferraz, que se encontra no Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT, sobre construções recentes de taipa de pilão em Mogi das Cruzes, no qual a autora, tendo encontrado alguns mestres taipeiros, descreve a técnica através desses mestres e identificar essas edificações. A obra também apresenta os resumos e as respectivas bibliografias de algumas propostas e experimentações desenvolvidas com o uso de técnicas tradicionais, tais como: Memória descritiva do Anteprojeto para a Vila de Monlevade, Sabará - MG, 1936, de Lucio Costa; Taipa. Projeto da comunidade de Cajueiro Seco - PE, 1963, de Acácio Gil Borsoi e Casas de paredes de solo-cimento, de 1948, da Associação Brasileira de Cimento Portland. Por fim, como textos referenciais, traz um texto de Luis Saia, denominado Notas Sobre a Arquitetura Rural Paulista do Segundo Século, publicado na revista do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vol. 8, Rio de Janeiro, 1944, no qual o arquiteto paulista trata da técnica construtiva em terra nos séculos XVIII e XIX, fazendo um estudo comparativo entre os edifícios existentes deste período e considerando o tipo de solo utilizado. Outro texto de referência, tem como autor Carlos Lemos e discorre sobre as arquiteturas do litoral e do interior, mostrando as diferenças construtivas em função do clima e dos materiais disponíveis nas respectivas regiões. O mesmo texto também trata das mudanças no panorama da arquitetura após a revolução industrial. Por fim, o catálogo apresenta o resumo da experiência de Maria Pace Franco de uso da terra como material de construção no quadro da Reforma Agrária da Argélia.