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Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Igatu / Chapada Diamantina-Ba, 2016.
Espigueiros. Portugal, 2017.
Espigueiros. Portugal, 2017.

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Alagoas

ISBN ou ISSN: 

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Autor(es): 

Thalita Lins do Nascimento e Maria Angélica da Silva

Onde encontrar: 

Acervo de Daniel J. Mellado Paz

Referência bibliográfica: 

NASCIMENTO, Thalita Lins do e SILVA, Maria Angélica da. A Memória Moderna e a Casa Popular na Contemporaneidade: possibilidades, permanências e devires. In: Anais do 5º Seminário DOCOMOMO N/NE. Fortaleza: Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ UFC, 2014. 1 CD-ROM.

Eixos de análise abordados: 
Saberes tradicionais e espaço arquitetônico
Dados sobre o autor(es) e obra: 

Thalita Lins do Nascimento tem graduação em Letras Português e suas Respectivas Literaturas pela UFAL (2011) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2013). É atualmente Mestranda do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA/FAU/UFAL), com dissertação iniciada em 2013 com o título atual de Arquitetura moderna e popular em Palmeira dos Índios, Alagoas, sob orientação da prof. Maria Angélica da Silva.

Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/9648548754862651

 

Maria Angélica da Silva é arquitetura e urbanista formada pela UFMG, possui mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998) e estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora em 2006 e 2009. É professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL e coordena o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem desde 1998. Em 1991 publicou Arquitetura Moderna – a atitude alagoana 1950-1964, onde trata, entre outras coisas da arquitetura popular de feição modernista.

Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/0004923271744434

Sumário obra: 

Não se aplica

Resumo : 

O artigo, com fotos e croquis de perspectivas e plantas, parte do estudo da modernização das fachadas das casas de meia morada em duas pequenas cidades no agreste alagoano, Palmeira dos Índios e Quebrangulo. As casas de meia morada são uma tipologia da arquitetura popular do Nordeste, marcante ainda hoje nas cidades do interior desta região. Na tipologia colonial de urbanização com lotes uniformes, estreitos e compridos, chama-se meia morada aquelas edificações que, mais estreitas, possuem um número mínimo de portas e janelas com porta e corredor de acesso lateral. Muitas cidades do interior nordestino são simples arruamentos, compostos inteiramente com tais unidades geminadas. Nos anos 1950 e 60, Palmeira dos Índios e Quebrangulo receberam conjuntos habitacionais da DE/COHAB – AL, prédios públicos e residências em estilo modernista e cinemas, vistos como símbolos do progresso. As casas de meia morada, a partir de então, passaram por um processo de “modernização”, com mudanças apenas no sentido bidimensional das fachadas, geometrização dos elementos em argamassa e, no interior, preservando-se a planta original e seus usos. A fachada, ocultando por platibandas os telhados de duas águas (com cumeeira paralela à fachada frontal, em sua maioria, mas também com cumeeira perpendicular), opera como comunicação da modernidade. Os recursos se concentram na platibanda e na moldura das aberturas, por meio de mudanças de cor, revestimentos, material das esquadrias, entre outros. A autora encontra certas regras de composição. Inicialmente, a divisão da fachada em três partes: parte inferior, corpo e platibanda. Na platibanda concentram-se a maioria dos recursos plásticos, como azulejos, frisos horizontais e verticais, figuras geométricas, escalonamentos e recortes. Ali também se encontra o que popularmente se chama de “gigante”, elemento vertical central, de alvenaria ou argamassa, que ressalta a individualidade da moradia. No corpo da fachada, as aberturas e, em alguns casos, também os frisos, normalmente recebem apenas pintura. A parte inferior distingue-se, geralmente, pelo revestimento diferente – pedra, azulejo, cerâmica, chapisco - ou pela cor, como no gigante. A maior variação nos acabamentos ocorre na base ou na platibanda e, com isso, a “modernização” concorre para a personalização da residência. A planta é tradicional, com uma sala na entrada, dois ou três quartos em seqüência, a partir de um corredor estreito e, ao fundo a cozinha, o quintal e o banheiro, que fica do lado de fora, sendo depois incorporado ao bloco da casa. O quintal é um espaço fundamental, com o plantio de verduras, hortaliças, flores, espécies medicinais, milho e feijão; a criação de alguns animais para abate – galinhas e perus, e, para muitos, lugar de lembranças. Igualmente importante é a cozinha, onde destacam-se, ainda, utensílios tradicionais, como as panelas sempre postas à vista. A autora pesquisou casas cujos moradores são oriundos da zona rural, muitos idosos, e encontrou a vivência rural em algo preservada nas casas urbanas. Fundamental, ainda, são os hábitos comuns nordestinos do acúmulo de objetos afetivos nos outros cômodos, como retratos ao longo das paredes, e da presença símbolos religiosos, entre eles, altares domésticos com santos da casa, além dos presentes no quarto de dormir.

Data do Preeenchimento: 
quinta-feira, 20 Novembro, 2014 - 12:45
Pesquisador Responsável: 

Daniel Juracy Mellado Paz

Data da revisão: 
quinta-feira, 20 Novembro, 2014 - 12:45
Responsável pela Revisão: 

Márcia Sant’Anna

ISBN ou ISSN: 

052156422 0

Autor(es): 

Maria Angélica da Silva

Onde encontrar: 

Biblioteca da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Referência bibliográfica: 

SILVA, Maria Angélica da. “Pontal da Barra (Brasil, NE)”. In: OLIVER, Paul (edit). Encyclopedia of Vernacular Architecture of the World. Cambridge - UK: Cambridge University Press, 1997, p. 1.632-1.633.

Eixos de análise abordados: 
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra: 
Maria Angélica da Silva é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), com bolsa sanduíche cursada na Architectural Association School (Londres). É professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e, atualmente, é coordenadora do Programa de Pós Graduação desta Faculdade. Tem experiência nos temas da história da paisagem, do urbanismo e da arquitetura, iconografia, arquitetura moderna e contemporânea, patrimônio e design de produtos culturais. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem desde 1998. 
Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/0004923271744434
Resumo : 
Pontal da Barra é um distrito da cidade de Maceió, capital de Alagoas, que fica localizado numa faixa de terra entre o mar e a lagoa de Mundaú. Segundo a autora, a área seria habitada por uma população descendente de índios Caetés e brancos. A planta da vila é resultado dos caminhos estabelecidos pelos habitantes para alcançar a lagoa, já que a base da vida local é a pesca. As casas surgem ao longo desses caminhos assim como os coqueiros. A pesca é feita em canoas tradicionais e com o uso de redes, e a cata de mariscos é feita com as mãos e por meio de armadilhas. Inicialmente, as casas eram totalmente construídas em palha de coqueiro trançada sobre estrutura de madeira, mas há também casas com vedações em taipa de sopapo. Homens, mulheres e crianças tecem as redes na frente das casas e, como onde há rede há renda, no povoado também se tece o filé em cores muito vivas que, segundo a autora, remetem à paisagem. Devido ao desenvolvimento do turismo na região, o artesanato é uma fonte de renda e as mulheres exibem os filés que fabricam nas fachadas das casas. Devido à instalação de uma planta industrial de fabricação química de álcool clorídrico, a pesca teria diminuído bastante. O verbete não traz informações detalhadas sobre o espaço das casas, mas contém fotografia da localidade. 
Data do Preeenchimento: 
domingo, 24 Novembro, 2013 - 12:15
Pesquisador Responsável: 

Marcia Sant’Anna

Data da revisão: 
quarta-feira, 2 Julho, 2014 - 12:00
Responsável pela Revisão: 

Daniel Juracy Mellado Paz

ISBN ou ISSN: 

052156422 0

Autor(es): 

Leonardo Bittencourt

Onde encontrar: 

Biblioteca da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Referência bibliográfica: 

BITTENCOURT, Leonardo. “Santa Rita Island (Brazil)”. In: OLIVER, Paul (edit). Encyclopedia of Vernacular Architecture of the World. Cambridge - UK: Cambridge University Press, 1997, p. 1.633-1.634.

Eixos de análise abordados: 
Saberes tradicionais e espaço arquitetônico
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra: 
Leonardo Salazar Bittencourt possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Environment and Energy Studies - Architectural Association Graduate School (1993). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em consultoria, projetos e pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, sustentabilidade do espaço construído, arquitetura bioclimática, eficiência energética em edificações e projeto de arquitetura. 
Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/8764685045584103
Resumo : 
A Ilha de Santa Rita [Marechal Deodoro, Alagoas] fica na costa nordeste do Brasil e, segundo o autor, é habitada por descendentes de índios, negros e portugueses. As principais atividades do lugar são a pesca, a agricultura e o comércio de produtos agrícolas. Mais recentemente, surgiu também o turismo. O assentamento na ilha é formado de casas ao longo dos caminhos próximos aos cursos d’água, sem qualquer planejamento, formando ruas sinuosas. As casas são construídas entre as árvores, sem qualquer geometria pré-concebida. Há muitos espaços externos comunais para trabalho e lazer que funcionam como extensões das casas. O tamanho das casas varia conforme o tamanho das famílias e a sala de estar está sempre voltada para a rua, não importa a direção do sol. Há também dormitórios sem janelas, o que o autor atribui à tradição portuguesa das alcovas. Segundo ele, os habitantes dizem que é por razão de segurança ou para manter as moças jovens virgens. A cozinha fica no fundo e serve também de sala de jantar. As instalações sanitárias ficam do lado de fora, a cerca de 10 m da casa. A estrutura é de madeira com esteios fincados diretamente no solo e as paredes são de taipa de sopapo, eventualmente revestidas com argamassa e caiadas, especialmente nas fachadas principais. As divisões internas são em meias paredes, o que proporciona o cruzamento de ventilação e iluminação, a qual também é obtida pela abertura deixada na empena no telhado. O piso é de chão batido ou cimentado e as janelas são de folhas cegas de madeira. A construção dessas casas pode envolver também os vizinhos. As coberturas são em duas ou quatro águas (tacaniça) e compõem-se de estrutura de madeira coberta com camadas de palha de coqueiro seca. Este tipo de telhado dura cinco anos, mas a reposição é fácil devido à abundância de coqueiros. O verbete é ilustrado com fotografia de uma casa da ilha.
Data do Preeenchimento: 
domingo, 24 Novembro, 2013 - 12:15
Pesquisador Responsável: 

Marcia Sant’Anna

Data da revisão: 
segunda-feira, 1 Julho, 2013 - 12:15
Responsável pela Revisão: 

Daniel Juracy Mellado Paz

Observação: 
Bibliografia citada recomendada: BITTENCOURT, Leonardo, LINS R. D. E RAMALHO, G. Ilha de Santa Rita. Maceió: EDUFAL, 1985.
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