view_slideshow

Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Igatu / Chapada Diamantina-Ba, 2016.
Espigueiros. Portugal, 2017.
Espigueiros. Portugal, 2017.

Santo Antônio - Um Passo Além do Boqueirão.

Autor(es): 

Alejandra Hernández Muñoz

Onde encontrar: 
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFBA
Referência bibliográfica: 
MUÑOZ, Alejandra Hernández. Santo Antônio - Um Passo Além do Boqueirão. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFBA - Salvador, 2002. 
Eixos de análise abordados: 
Construção autogerida em meio urbano: espaços e técnicas
Dados sobre o autor(es) e obra: 
Alejandra Hernández Muñoz é uruguaia e residente em Salvador/BA desde março de 1992. É arquiteta e urbanista graduada em 1997 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAU/UFBA) e mestre em Desenho Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/FAU/UFBA. De sua atividade profissional como arquiteta, entre 1997 e 2007, destaca-se a elaboração e consultoria de diversos projetos de paisagismo e recuperação ambiental, bem como a coordenação dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano dos municípios baianos de Camamu, Simões Filho, Camaçari e Madre de Deus. No âmbito acadêmico, desde 1998, vem desenvolvendo atividades docentes e de pesquisa sobre arte e arquitetura. Foi professora substituta de História e Teoria da Arquitetura na FAU/UFBA entre 1998 e 2001 e, desde 2002, é professora assistente de História da Arte na EBA/UFBA. Enquanto responsável pela disciplina de História da Arte Contemporânea desenvolve pesquisas na graduação sobre Arte Latino-americana, Artes Audiovisuais, Arte e Inconsciente, Arte e Erotismo. 
Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/0998313478730536
Sumário obra: 
1. Introdução 
1.1.Crescimento das cidades brasileiras nos anos 90 
1.2.Cidade Central como categoria de análise 
1.3.Centro Histórico dentro da Cidade Central 
2. Metodologia 
2.1.Considerações gerais 
2.2.Paisagem Urbana Histórica como tema de análise 
2.3.Limites entre estudo e proposta 
2.4.Referências metodológicas 
2.5.Estruturação do levantamento e da análise 
3. A Cidade Central de Salvador 
3.1. Processo Urbano: da fundação de Salvador até meados do sec. XX 
3.2. Processo Urbano: de meados do sec. XX até hoje
3.3. Delimitação da Cidade Central 
3.4. Decadência e valorização da centralidade desde os anos 50 
4. Santo Antônio além do Carmo 
4.1.Delimitação da área 
4.2.Estudos existentes sobre a área 
4.3.Análise do ordenamento visual 
4.4.Alternativas para a área 
Resumo : 
A dissertação analisa a “Cidade Central” de Salvador a partir do conceito de “paisagem histórica urbana” enquanto resultado formal da relação entre sítio, construções, pessoas e atividades no tempo. Considerando o crescimento da cidade e a migração de funções centrais, a autora analisa também as intervenções de revitalização da zona central da cidade, que pautaram-se na expulsão de moradores e no fortalecimento de atividades turísticas, bem como na introdução de novos elementos. O bairro de Santo Antônio Além do Carmo é tomado como exemplo de “paisagem histórica urbana”, estudando-se sua formação, estrutura urbana, principais construções e desenvolvimento. No capítulo 4, a formação das “estruturas populares” é analisada, identificando-se três elementos: os espaços individuais das moradias; as articulações (ruas, becos, passagens de pedestres) e os espaços de reunião comunitária (praças, largos, igrejas). Esta ocupação do bairro, ao longo de quatro séculos e meio, resultou num tecido edificado muito denso no topo da colina, tendo as encostas verdes como elemento fundamentais da identidade do conjunto. A dissertação contém fotos, mapas e esquemas mostrando as formas de ocupação e uso do solo nesta região. As tipologias das edificações, no decorrer dos anos, são identificadas, mas não se entra em detalhes técnicos. 
Data do Preeenchimento: 
sábado, 30 Março, 2013 - 14:45
Pesquisador Responsável: 

Estudante bolsista: Adaléia Freire

Data da revisão: 
domingo, 20 Julho, 2014 - 14:00
Responsável pela Revisão: 

Marcia Sant’Anna