Pedro Abramo
ABRAMO, Pedro. O mercado informal de solo em favelas e a mobilidade residencial dos pobres nas grandes cidades: um marco metodológico. In:__. Favela e mercado informal: a nova porta de entrada dos pobres nas cidades brasileiras. Porto Alegre: ANTAC, 2009 p.14-47.
Pedro Abramo possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Doutorado em Economia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1994). Atualmente, Abramo é professor da pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta universidade e professor visitante da Universidade de Berckley. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, estruturação intrarurbana, mercado imobiliário, dinâmica imobiliária e favelas. Coordena o Observatório Imobiliário e de Políticas do Solo e é coordenador geral das redes de pesquisa INFO-Rio, INFOSOLO e INFOMERCADOS.
Informações obtidas em: http:// https://www.escavador.com/sobre/6033068/pedro-abramo#profissional
Não se aplica
A coletânea na qual está inserido este artigo, tem por objetivo demonstrar os resultados do estudo empírico sobre o mercado imobiliário informal (MIS) em assentamentos populares informais em oito capitais brasileiras. O capítulo em questão introduz a discussão geral, contextualizando os objetos de estudo, a metodologia utilizada, os conceitos criados e os resultados encontrados, dividindo-se em quatro tópicos. Esta metodologia é utilizada na investigação dos resultados da pesquisa contidos nos demais capítulos da coletânea, que dizem respeito à cidades brasileiras e da América Latina. O autor inicia o tópico I problematizando as metodologias de estudo das lógicas de acesso às terras urbanas, contextualizando brevemente os estudos sobre o uso do solo urbano desde a década de 1980, e classificando-os entre algumas tradições da economia urbana que dizem respeito, em sua grande maioria, ao mercado fundiário e imobiliário formal. Conclui-se então que há um grande vazio nos estudos sobre a economia urbana do mercado imobiliário informal, apesar de este representar uma das principais formas de acesso ao solo urbano. Desta forma, o autor baseia suas ações para tornar o mercado informal um objeto de estudo, a partir de dois esforços. O primeiro focaliza a necessidade de criar subsídios de estudos baseados em resultados empíricos de pesquisa focados em sua realidade factual, e o segundo, de natureza mais conceitual, fala sobre os subsídios de pesquisa criados sempre estarem vinculados a uma comparação entre o mercado formal e o informal. Assim fundamenta a classificação dos submercados que o compõem. Um ponto importante do estudo são as definições das variáveis que determinam os preços do solo urbano, que são afetadas pelas dinâmicas sociológicas e antropológicas de cada comunidade, ou seja, são circunstâncias diferentes para cada espaço. No tópico II, o autor focaliza a determinação dos submercados e suas características dentro dos assentamentos informais, fundamentando sua definição a partir dos conceitos de submercados formal primário e secundário. No caso do mercado informal, o submercado primário, denominado neste caso de mercado fundiário, é formado por lotes e glebas, que transformam-se em lotes urbanos a partir do seu fracionamento; e no submercado secundário, denominado mercado imobiliário informal, normalmente o imóvel comercializado vem de fracionamentos de imóveis originalmente familiares. O mercado informal nos assentamentos é quase que totalmente formado pelo submercado secundário. O tópico III traz a composição destes submercados, que é formada por mercado de compra/venda, de aluguéis e comercial. O primeiro ponto discutido pelo autor é a constatação da existência do mercado de solo informal regular nestes assentamentos e seu crescimento ao longo dos anos. Tal crescimento é fundamentado por dois fatores: o primeiro está vinculado à precarização do mercado de trabalho, que diminui os ganhos familiares; e o segundo está associado à mudança do perfil populacional nas áreas que possuem mais facilidade de acesso e são mais consolidadas. Além disso, focaliza a caracterização do mercado de locação formal e informal nos assentamentos, demonstrando sua função estrutural no mercado mobiliário informal. Por fim, no tópico IV o autor caracteriza os produtos do mercado informal segundo algumas variáveis que vêm a definir qual o produto dominante de procura em cada tipo de mercado. Toda fundamentação da pesquisa e seus resultados são ilustrados no artigo através de tabelas, assegurando a melhor interpretação e crítica das conclusões apresentadas.
Zara Rodrigues
Márcia Sant'anna