view_slideshow

Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Igatu / Chapada Diamantina-Ba, 2016.
Espigueiros. Portugal, 2017.
Espigueiros. Portugal, 2017.

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Atividades

INRC Chapada Diamantina

Foi concluída a etapa de identificação, com o registro de 43 mestres que trabalham com a construção civil tradicional na região da Chapada Diamantina em diferentes ofícios, tais como: oleiro, adobeiro, taipeiro, serralheiro, ferreiro, extrator de pedra, pedreiro e canteiro. O projeto se encontra na fase de documentação, com a produção de textos e audiovisuais dos mestres. O prazo de conclusão foi estendido até 30 de junho de 2016. 

Andamento do INRC – Chapada Diamantina.

Devido à grande complexidade do sítio e o extenso período de chuvas em 2015, foi concedido um aditamento de tempo no convênio entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para realização do Projeto de Identificação dos mestres e artífices da construção civil tradicional na Chapada Diamantina – BA, coordenado pelo Professor Eugênio de Ávila Lins. O Projeto, que abrange 24 municípios da Chapada Diamantina, teve o prazo estendido até 15 de dezembro de 2015.

INRC - Chapada Diamantina

Como parte da execução do convênio celebrado entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi realizado nos dias 15 e 16 de setembro de 2014 no Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia (CEAB), o treinamento da equipe de Pesquisadores para Projeto de Identificação dos mestres e artífices da construção civil tradicional na Chapada Diamantina – BA, coordenado pelo Professor Eugênio de Ávila Lins.

Colóquio Internacional Arquitectura Popular

Participação dos Professores Daniel Mellado Paz, Eugênio de Ávila Lins e Mariely Cabral Santana no Colóquio Internacional Arquitectura Popular, Patrocinado pela Câmaro de Arco de Valdevez, Portugal, em abril de 2013. Comunicações apresentadas:

I Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira

Participação da Professora Márcia Sant’Anna no I Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, setembro de 2013. Comunicação apresentada:

  • “Arquitetura Popular: espaços e saberes”.

Identificação dos mestres e artífices da construção civil tradicional na Chapada Diamantina – BA.

Celebração de Convênio, em 27 de maio de 2014, entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Faculdade de Arquitetura, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para Identificação dos mestres e artífices da construção civil tradicional na Chapada Diamantina – BA. O convênio tem vigência até junho de 2015 e a previsão de início dos trabalhos é setembro de 2014. O projeto é coordenado pelo Professor Eugênio de Ávila Lins.