view_slideshow

Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Igatu / Chapada Diamantina-Ba, 2016.
Espigueiros. Portugal, 2017.
Espigueiros. Portugal, 2017.

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Resina

ISBN ou ISSN: 

ISBN: 85-85364-02-5

Autor(es): 

Mário Mendonça de Oliveira e Cybele Celestino Santiago

Onde encontrar: 

Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da UFBA

Referência bibliográfica: 

OLIVEIRA, Mário Mendonça; SANTIAGO, Cybèle Celestino; LEAL, João Legal. Rudimentos para oficiais de construção e restauração. Rio de Janeiro: ABRACOR,1996.

Eixos de análise abordados: 
Saberes tradicionais e espaço arquitetônico
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra: 

Mário Mendonça de Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1961) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia - Notório Saber (2001). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Bahia da qual recebeu o Título de Professor Emérito. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: restauração de monumentos, restauração e conservação, restauro, argamassas antigas e conservação do patrimônio. É membro efetivo da Academia de Ciências da Bahia. Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/7052847353691583

Cybele Celestino Santiago possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Arquitetura e Urbanismo (área de concentração: Conservação e Restauro) pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Conservação do Patrimônio Arquitetônico pela Universidade de Évora (2001). É professor Associado II da Universidade Federal da Bahia, lecionando na Graduação e na Pós-Graduação. É pesquisadora do grupo de pesquisa NTPR (Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração) desde 1986. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de construção, argamassas antigas, rochas, madeira e terra crua. Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/8320884040894174

João Legal Leal é arquiteto, graduado pela Universidade Federal da Bahia e técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Sumário obra: 

Introdução

Conhecimentos gerais

Técnica de Carpintaria

Técnica de Cantaria

Técnica de Estuque

Uso de Resina na Conservação

Resumo : 

O livro é dedicado a artesãos e oficiais que trabalham na área da construção civil. Na primeira parte traz um pequeno relato sobre patrimônio cultural com o intuito despertar esses profissionais para a importância do seu trabalho. Em seguida, contém informações gerais sobre geometria e as formas geométricas direcionadas para cálculos de área e volume. Os conceitos básicos da representação gráfica também são explicados, com vistas ao entendimento do projeto arquitetônico e ao aprimoramento do trabalho desses profissionais nos canteiros de obra. O segundo capítulo do livro trata do ofício de carpinteiro, com informações sobre as características da madeira como material de construção, usos, tipos de corte e emendas. O terceiro capítulo trata da técnica da cantaria e começa com a caracterização, identificação e classificação dos diversos tipos de rochas. O ofício de canteiro é também detalhado, mostrando-se as diferentes maneiras de lavrar a pedra, as diversas ferramentas utilizadas e as técnicas de restauração de cantarias em edifícios históricos. No capítulo referente ao estuque, os autores descrevem as características e propriedades dos materiais utilizados – cal, gesso e cimento - e as técnicas para sua consolidação e restauração com o uso de materiais como resina e fibra de vidro. Por fim, a última parte traz um estudo sobre as resinas, classificando-as e especificando suas propriedades químicas e físicas, sua aplicação na conservação de edifícios históricos, outras utilidades e modos corretos de utilização.

Data do Preeenchimento: 
quinta-feira, 31 Julho, 2014 - 21:45
Pesquisador Responsável: 

Sílvia Pimenta d´Affonsêca

Data da revisão: 
segunda-feira, 11 Agosto, 2014 - 21:45
Responsável pela Revisão: 

Márcia Sant’Anna

Observação: 

Livro com conteúdo básico, com leitura fácil e útil para os oficiais da construção.

Subscribe to RSS - Resina